Jab

Jab é o nome dado ao golpe direto dado com o braço fraco a partir da postura de combate. No boxe o jab é utilizado para manter a distância, distrair o adversário e preparar para um golpe mais pesado. Em outras artes marciais o jab geralmente é mais forte pois o corpo não está de lado em relação ao oponente como no boxe, podendo assim ser usado para nocautear o adversário.

Classicamente a forma correta de atingir com um jab é usando a mão em punho, batendo com os nós do dedo indicador e médio. É importante saber como fechar o punho, pois é a forma de fecha-lo e alinha-lo com o ante-braço que permite desferir golpes fortes sem quebrar os dedos  ou os ossos da mão. Mesmo lutadores experientes em usar o Jab como Mike Tyson quebram a mão quando desferem socos na vida real (no boxe eles não se machucam pois a mão está enfaixada).

A forma correta de fechar a mão em punho é primeiro dobrando os dedos o máximo que puder até que as pontas toquem a base dos dedos. Então dobra-se os nós das mãos e fecha-se o polegar por cima das segundas falanges dos dedos indicador, médio e anular. Os nós dos dedos indicador e médio devem estar alinhado com os ossos do antebraço formando uma linha reta. Esta é a única forma de não machucar a mão dando um soco e requer fortalecimento do pulso. Um exercício recomendado é fazer flexões de braço com o punho cerrado.

O Jab pode ser desferido com ou sem peso. O Jab com peso é chamado de “Jab forte” e ou sem peso de “Jab rápido”. Mas lembre-se, todo o jab é dado com o braço fraco.

Jab Forte

Na postura de combate, fecha-se o punho do braço fraco. Avança-se com a perna fraca ao mesmo tempo que soca o adversário estendendo o braço e girando o tronco para dentro. O cotovelo permanece o tempo inteiro apontado para baixo e o polegar na parte de cima da mão. O ombro se eleva e os músculos da asa e do peito se contraem para dar boa sustentação ao braço.

A mão forte fica aberta com a palma voltada para a frente na frente do queixo para bloquear contra-ataques. Pode ir para  o lado fraco da face ou para o lado forte dependendo do contra-ataque que se espera. Respectivamente um jab ou gancho ascendente, um cruzado ou um gancho.

No momento do impacto o pé de trás tem que estar em contato com o chão e o soco permanece na máxima extensão por aproximadamente meio segundo para transferir toda a força do golpe para o alvo.

Finaliza-se o movimento deslisando o pé forte para frente ou deslisando o pé fraco para trás. Reassumindo a postura inicial.

Jab Rápido

É exatamente como o anterior. Contudo o ombro não se eleva e não se encaixa e não se aguarda meio segundo para transferir a força do golpe.

Existem outros tipos de jabs com finalidades distintas que não são desferidos com a mão em punho.

Jab nos olhos

Este jab é dado com a mão em espada (dedos esticados e juntos) ou em garra nos olhos. O movimento da mão não é de dar um golpe sólido, mas sim um movimento circular para fazer com que a ponta dos dedos chicoteiem os olhos do adversário. A idéia é causar uma distração para desorientar temporariamente o adversário e assim aplicar um golpe mais pesado, uma chave, um estrangulamento ou uma derrubada.

Jab na garganta

Neste Jab a mão está em forma de “Y” ou seja, todos os dedos juntos, só o polegar afastado e atinge-se o alvo com a parte entre o polegar e o indicador. Este golpe é dado de baixo para cima na garganta na base da “pomo de adão”. Pode-se simplesmente dar o golpe ou pode-se segurar a traquéia com os dedos e esmaga-la ao mesmo tempo que se restinge o fluxo da carótida.

Como usar o Jab

Jab é um soco rápido e deve ser usado para controlar o oponente. O mais importante ao usar o Jab é variar a sua velocidade, frequência e ritmo! Quanto mais variado for o seu jab mais complicado será para o seu adversário se defender dele ou mesmo se preparar para um contra-ataque. O Jab tem a incrível capacidade de por pressão num adversário e é uma excelente ferramente para preparar o adversário para uma Palmada Forte.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s