Chute frontal

Chute frontal é sua arma de mais longo alcance.  Ele é um chute muito versátil e pode ser usado para atingir diferentes alvos em diferentes alturas do corpo.

Geralmente ele pode ser usado de duas formas: Se for para atingir por baixo, como é o caso dos genitais e do queixo, o golpe é dado com o peito do pé. Se for para atingir pela frente como é o caso da bexiga, plexo solar e joelho, o golpe é dado com a bola ou ponta do pé.

Contudo, os ossos do pé são muito fracos em relação à força do golpe. Diferente do pisão, que atinge com um osso sólido como o calcanhar, o chute frontal depende do perfeito alinhamento do pé para não sofrer danos. Por esta razão, é sempre importante praticar com o pé enfaixado isso impede que o pé quebre. E quando for usar na vida real, lembre-se de que o chute frontal é mais eficaz quando você está calçado, especialmente com botas de ponta de ferro.

Outra dica importante é evitar a todo o custo dar chutes acima da linha da cintura. Chutes altos são golpes muito fáceis de serem defendidos e só atingem o adversário se este estiver desorientado por golpes anteriores ou por uma finta. Seu equilíbrio depende da sua velocidade em reassumir a postura de guarda, portanto, só dê chutes altos se o seu oponente estiver desorientado.

Seja como for, lembre-se de que no chute frontal os quadrís sempre ficam de frente para o oponente. Isto torna o chute mais rápido e melhora o seu equilíbrio, e a razão é símples, quando vôcê está executando o chute frontal você joga a cintura para trás enquanto o pé faz um movimento circular em direção ao alvo. A cintura é o Pivot destes dois movimentos e se forem executados juntos na mesma velocidade ambos os movimentos se compensam produzindo um efeito de giroscópio, mantendo seus quadrís na posição a pesar da falta de apoio e do movimento brusco.

Como aplicar o chute frontal fraco parado

A partir da postura de combate, recua-se o corpo jogando o peso do corpo para a perna forte e virando o pé para fora cerca de 45º. Ergue-se o joelho da perna fraca flexionando-o em 90º. O movimento do joelho é o movimento mais importante do chute! Ele determina altura, direção e força do golpe. Nesta postura, projeta-se o quadril para a frente ao mesmo tempo que estica a perna. A perna do chute deve descrever um movimento semelhante ao de um chicote. Recua a perna de volta para a posição de 90º e reassume-se a postura de guarda colocando-se a perna fraca a frente.

Como aplicar o chute frontal fraco avançando

A partir da postura de combate, avança-se a perna forte para junto do calcanhar da perna fraca, apoiando-se no chão num ângulo de 45º em relação o oponente. Todo o resto procede-se igual, podendo finalizar o chute com um avanço, pousando a perna fraca a frente, ou retornando a perna fraca para posição inicial e recuando a perna forte para sua posição de origem.

Como aplicar o chute frontal forte

A partir da postura de combate. Mude o peso do corpo para a perna fraca ao mesmo tempo que levanta o joelho da perna forte até a altura desejada, flexionando-o até 90º. Aproveitando a velocidade do movimento gire o pé fraco em 45º para fora usando a bola do pé como pivot ao mesmo tempo que desfere o chute. Após o chute recue a perna forte para a posição de joelho elevado e então de volta para trás, reassumindo a posição de combate.

Exercícios para desenvolver um bom chute frontal

  1. Avançar, chutar um alvo e recuar. Repetindo o processo o mais rápido que puder.
  2. Parado na posição dar o maior número possível de chutes com a mesma perna em 15 segundos.
  3. Dar o maior número de chutes frontais consecutivos em 20 segundos. Alternando as pernas. Deve-se ter cuidado para manter a postura vertical.
  4. Jogando o peso na perna da frente e coma  perna de trás esticada, tente chutar com a perna da frente sem mudar o peso do corpo para trás. Isto desenvolve força de explosão na perna.
  5. Atingir um alvo tendo um outro obstáculo a baixo. Isso é importante pois precisão é fundamental num golpe.
  6. 1-2. Dar com a mesma perna um chute frontal forte baixo e outro alto sem retornar a perna ao chão.
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Uma resposta para Chute frontal

  1. 36363636 disse:

    muito bom isso mais eu queria aprender fazer essas aulas

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