Pontos vitais

Não basta acertar o oponente, é preciso saber onde bater. E na verdade onde atacar irá depender do efeito que você quer produzir no adversário.
Lesar: Quando o oponente ainda está frio ou não irritado, a dor e sangramento podem intimidar ou reduzir a resistência do oponente para controla-lo. Contudo, estes alvos podem não causar grande efeito em um oponente drogado, motivado ou furioso.
  • O nariz pois é uma área que sangra facilmente e causa lacrimação.
  • Dentes, causam imensa dor, são fáceis de quebrar e tem efeito intimidativo.
  • Dedos, são frágeis, facilmente deslocáveis
  • Junção músculo – osso quando pressionados causam dor e podem ser usados para manipular membros.
  • Genitais (Homem) ou seios (Mulher)
  • Golpes nas laterais das articulações (lateral significa eixo onde a articulação não gira) geralmente há nervos e tendões expostos.
  • Metacarpos da mão e dos pés. São fáceis de fraturar e causam muita dor.

Incapacitar: Consiste em deixar o oponente incapaz de lutar. Geralmente é alcançada através de fraturas, deslocamento de membros, cortes de tendões e músculos, ataques ao sistema nervoso central que tirem o equilíbrio ou golpes que impeçam que o oponente respire adequadamente.

  • Áreas visadas são as articulações e ossos longos
  • Costelas flutuantes (as duas ultimas costelas) comprimem os pulmões e quando fraturadas podem perfura-lo.
  • Clavículas, quando fraturadas ou deslocadas paralizam os braços.
  • Golpes na mandíbula o impacto é transferido geralmente para regiões do ouvido ou cerebelo causando desequilíbrio.
  • “telefone” golpe com as palmas nos ouvidos do oponente.
  • Dedos nos olhos, dói muito e cego o oponente é praticamente inofensivo.
  • Protuberância frontal do osso da bacia (pequeno ponto acima do genital), é fácil de fraturar e causa paralizia das pernas.

Desmaiar: Normalmente é causada por um choque ao sistema nervoso central, seja diretamente ou através de obstrução temporária do fluxo de sangue.
  • Golpes que fazem a cabeça girar muito rapidamente (balançando o cérebro rapidamente contra a caixa crâniana) como gancho na têmpora e gancho ou direto ao queixo podem causar inconsciência.
  • Obstrução das artérias carótidas impede que o cérebro receba sangue, causando inconsciência.
  • Qualquer golpe forte causa compressão do sistema nervoso impedindo a passagem de sangue. Se aplicado na cabeça ou no coração (plexo solar) o golpe pode causar inconsciência.
  • Choque neurossistêmico ou excesso de estimulação em um centro nervoso. Nuca (cerebelo e tronco encefálico) e Plexo solar podem causar inconsciência.

Matar: tirar a vida de um oponente requer dano que cause falência de órgãos vitais. Geralmente a morte instantânea só é alcançada por danos ao coração ou ao cérebro.
  • Isto pode ser realizado por ataque direto ao órgão, destruindo-o ou paralizando-o. A saber, cérebro e coração.
  • Ou através de um ataque ao sistema circulatório causando sangramento severo ou obstruindo a passagem de sangue.
  • Estrangulamento de ar também causa morte, mas um indivíduo pode lutar até durante dois minutos sem ar.
Golpes de alta eficácia:
Golpes de alta eficácia são golpes que na maioria das vezes conseguem parar o oponente ou neutralizar a ameaça. Bons pontos vitais são grandes, fáceis de acertar e causam grande estrago. Tentar acertar pontos vitais de acupuntura é perda de tempo. Lembre-se que a chave para neutralizar o oponente é causar dano no cérebro, todo o resto é secundário.
  • Palmada, cotovelada, joelhada ou gancho no queixo, causa desequilíbrio e inconsciência no adversário.
  • Martelo, cotovelada ou gancho na têmpora, turva a visão, causa desequilíbrio e insconsciência.
  • Martelo ou molinete no pescoço, dificuldades respiratórias, perturbação no fluxo de sangue pro cérebro, pode causar inscosciência ou morte.
  • Direto, frontal, lateral ou joelhada no plexo solar. Geralmente incapacida por dificultar a respiração causando espasmos do diafragma.
  • Joelhada, circular ou gancho nas costelas flutuantes. Lesa por dor aguda, pode incapacitar por fratura das costelas e perfuração dos pulmões.
  • Joelhada e frontal nos genitais (homem). Lesa por dor aguda.
  • Palmada e pisão na protuberância frontal do osso da bacia. Incapacitação do uso dos membros inferiores.
  • Estrangulamento de sangue, causa desmaio e morte em poucos segundos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Pontos vitais

  1. Tay disse:

    Muito bom. Muito esclarecedor!

  2. Simba disse:

    Olá, muito boa a explicação, parei aqui procurando por Golpes no Plexo Solar.
    Já fiz várias artes marcias, porém não me masterizei em nenhuma até hoje.
    Oque procuro é se há como imobilizar, neutralizar ou paralizar o Oponente, sem machuca-lo, ou acertando só músculos (gerando ematomas somente).

    Muito Obrigado, vou aqui continuar minha busca pelo Golpe Pacífico imobilizador xD!

    • ninjaatwork disse:

      Na verdade há. Contudo, nada é 100% as técnicas de pontos vitais geralmente funcionam para facilitar o uso de chaves e estrangulamentos. Os pontos vitais que geram dor só funcionam com pessoas que tem pouca resistência a dor, que não estejam embriagadas ou drogadas e que não estejam muito motivadas a lutar. em qualquer um destes casos, a eficácia dos pontos vitais cai muito.
      Outro ponto é que pessoas musculosas são menos sucetíveis a ataques de pontos vitais. Por isso, se teu adversário é grande e musculoso há chance de grande parte das técnicas não funcionar.
      Os golpes que causam invariavelmente inconsciência e são pouco lesivos são o bloqueio das carótidas e golpes que façam o cérebro balançar dentro do crânio como o gancho no queixo.
      Não acredite em golpes que bloqueiam energia e causam inconsciência. O que ocorre é que quando o golpe é forte o suficiente numa área rica em enervação ela causa uma violenta estimulação do cérebro que o faz parar por breves instantes é o caso do que acontece quando se atinge o nervo vago. Isto é chamado de choque neurossistêmico.

      Lembre-se pontos vitais são destinados para aumentar o efeito de golpes, eles não produzem efeitos por si só.

      • shinobiTuga disse:

        mas em relaçao as carótidas á que ter cuidado, pois o que me ensinaram foi que: carótidas bloqueadas por 15 segundos causa desmaio, por 18 segundos mata… uma fracçao de 3 segundos e muito pouco tempo para evitar uma morte desnecessaria!!!
        a proposito, pratico ninjutsu pela RyuSui (bujinkan portugal)

      • ninjaatwork disse:

        Na verdade a coisa não é tão linear. Cada pessoa tem um organismo diferente e cada organismo será mais ou menos resistente à falta de oxigênio. Uma boa regra a se seguir é soltar o estrangulamento assim que os músculos começarem a ficar flácidos. A vitima do estrangulamento terá sensação de dormência dos membros ou visão escura sem ir a inconsciência. Um pouco mais a pessoa apaga e um pouco mais, morte.
        O limite de tempo entre incosciência e morte é desconhecido. A orientação nas forças armadas, quando se quer matar, é para manter até que o coração pare de bater. Mas geralmente se usa este estrangulamento para obter prisioneiros, neste caso, larga-se quando o corpo está mole.

  3. J Ricardo disse:

    Ola Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, Primeiro quero parabenizá-lo pelo site Gostei Muito das Explicações, Segundo quero pedir uma informação! Shinigami Ryu Ansatsu Jutsu Tem escolas No estado de Santa Catarina?? Na Região Perto da Grande Florianópolis?? Quero Aprender e Me Interessei.
    Motivos: É q eu Sou Evangélico e estou a sujeito a qualquer ofensa e muitas vezes têm q ouvir calado. Gostaria de aprender para me defender.

    • ninjaatwork disse:

      Olá Ricardo,

      Não, infelizmente não possuímos escolas em Santa Catarina. Se o seu objetivo é se defender de agressões físicas, sugiro que procure uma academia que ensine Krav Maga, Gracie Jiu Jitsu ou Kombato. Se não houver, qualquer arte marcial aprendida com dedicação e afinco leva a este objetivo de defesa.

      Agora, pelo que entendi o seu problema é a ofensa verbal e o que lhe motiva é um sentimento vingativo que não vai lhe levar a lugar algum, seja como cristão, seja como artista marcial. Talvez as pessoas lhe ofendam, não por ser evangélico mas pq tens uma atitude vulnerável, mude sua atitude, não leve a sério, brinque com eles, mostre que o que quer que lhe digam está muito longe de poder te ofender e com o tempo eles vão parar. A final, eles só continuam a te irritar pq vc se irrita.

      Resolva dentro de você suas questões, se tiver dúvidas tente clarifica-las, saiba o que você quer para você e sua vida e saiba quem você é; assim nada que alguém possa dizer poderá lhe ofender. Se você é cristão, acredita em Cristo e segue seu exemplo, certo? Quando foi que Jesus respondeu com violência a uma ofensa? Isso pq ele entendia que não é o tamanho do problema que importa, mas sim o quão grande e capaz vc é de lidar com eles.

      Abraços e seja feliz,

      Gustavo

  4. warmachine disse:

    Boas dicas sobre pontos vitais só reforço que faltou imobilizações sem mais danos

  5. julio disse:

    faço resgate de dependentes quimicos,não sou uma pessoa forte preciso de algo para imobilizar os meus clientes quando os casos são involuntarios,dialogo tem sido a melhor estratégia porém algumas vezes não funcionam,então,força!!!!

  6. Rafael disse:

    Muito bom, como praticante de muay thai, sei que para dar um “Knock Out” num oponente, não é nessessário apenas força, na realidade, mais importante é o golpe encaixar da forma correta, mesmo sem muita força um golpe como um chute alto, pegando na lateral da cabeça pode derrubar

  7. matheus henrique disse:

    por favor alguem me responde so os chineses ou japoneses tem chakra isso é muito inportante para mim

    • ninjaatwork disse:

      Não, chakras são (na cultura Indiana) centros de energia que servem de modelo para a sua medicina e práticas religiosas. Não existe qualquer evidência de que existem, e se existirem o pressuposto é que todo o animal vivo possua chakras, os humanos alguns a mais que outros animais.

  8. nathan disse:

    o martelo rodado causa pertubaçoes e se não derrubar o oponente vc tem chance de nocaute.

  9. erik disse:

    ñ tem nenhuma tecnica para somente imobilizzar a mão ou o dedo (fazendo sentir dor q o impeça de mover outra parte do corpo)sem ter q deslocar ?

    • ninjaatwork disse:

      Infelizmente não. Entenda que o que essencialmente prende um indivíduo numa chave ou torção não é a dor. O que o prende à chave é o medo de quebrar ou deslocar um membro. Quando o oponente está furioso (e já testemunhei isto acontecer algumas vezes), nem a dor, nem o medo de deslocar o membro o detêm e ele deixa o braço ou mão ser deslocado para continuar atacando.

      Mas neste caso, ele já está mais vulnerável e menos ofensivo. Você não obtém vitória quando executa a chave com perfeição. Você obtém vitória quando o oponente desiste de lutar.

  10. Adriano Araújo disse:

    Parabéns. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s