Combos e Katas

Em um combate muita coisa acontece ao mesmo tempo. Você tem que atacar o oponente e ao mesmo tempo assegurar-se de que não está deixando pontos vulneráveis, tem que movimentar-se para controlar a distância entre você e o adversário, tomar cuidado para não perder o equilíbrio e constantemente buscar aberturas na guarda do oponente.

Discutiremos cada um destes e outros fatores no seu devido tempo. Mas por agora, gostaria de discutir encadeamento de golpes. Encadeamentos são sequências de golpes que tem finalidades específicas. Geralmente um encadeamento é uma preparação para uma derrubada, chave ou estrangulamento, mas podem destinar a levar o oponente à inconsciência.

Existem fundamentalmente dois tipos de encadeamentos. Os Combos e os Katas. Os combos são sequências curtas de golpes (até 6) que vão compor o repertório de encadeamentos que você usará numa luta real, e por esta razão são treinados até a exaustão. Já os Katas são sequências destinadas a ensinar como aplicar os golpes em sequência e em movimento. O mais importante de um Kata para o principiante é ganhar consciência corporal. Obviamente, não se usam Katas numa luta real, mas se usa claramente o que se aprende com sua movimentação.

O princípio geral da utilização de combos é símples. Use golpes isolados para forçar o oponente a abrir a guarda. Quando ele abrir, aplicar um combo que inicia onde a guarda está aberta.

Passaremos alguns Katas e Combos como exemplos, mas lembrem-se: “cada um tem seu próprio caminho”. E portanto, não devem ficar presos a formas, explorem a maior possibilidade de movimentos que puderem e procurem a melhor forma de executar o movimento. Contudo, vamos dar algumas referências de como construir seus próprios Katas e Combos.

Princípios dos números

Como disse, cada combo possui entre 2 e 6 golpes. Crie uma lista de 1 a 5 onde em cada número você possui um combo. Pense em explorar a abertura de guarda e variar os ângulos de golpes. Um exemplo de lista é:

1. Jab e Direto

2. Jab, Direto e gancho lateral na face

3. Jab, direto, gancho lateral e gancho lateral nas costelas

4. Jab, direto, gancho lateral, gancho lateral nas costelas, gancho ascendente

5. Jab, direto, gancho lateral, gancho lateral nas costelas, gancho ascendente, palmada

 

Treino de rounds

Grave um mp3 ou wav com sua voz dizendo golpes e combos. Durante dois minutos você deve falar nomes de golpes ou números de seus combos e só dar de intervalo o tempo mínimo em que é possível executa-los. Então pare por um minuto e volte a repetir. Faça 3 rounds de 2 minutos, com 1 minuto de intervalo entre cada um. Pode por trilha sonora de fundo para ajudar a se motivar. Conforme for se tornando melhor, pode ir aumentando o número de rounds e o tempo dos rounds. Não há necessidade de rounds maiores que 5 minutos.

Princípio do alfabeto

Pense em golpes como letras, combos como palavras e Katas como frases. Você pode atribuir uma letra a cada golpe que você conhece e formar palavras para combinar suas sequências. O objetivo disto é ajuda-lo a explorar sua criatividade.

Princípio do relógio

Pense que você está sobre um relógio de ponteiros. E a sua frente está número das 12 horas, atrás está os das 6 a esquerda o das 9 e a direita o das 3 horas. Cada hora indica para você uma direção possível de ataque e defesa. Tendo este princípio em mente, e combinado com o princípio do alfabeto, você pode criar uma infinidade quantidade de Katas.

O que é importante no seu Kata? Seu Kata deve conter a base de sua estratégia e expressar os seus maiores problemas de movimentação. Sempre que perceber que não executou algo bom durante uma luta ou exercício, transforme em um Kata e treine e modifique até que saia com bom equilíbrio, fluidez e precisão.

O Kata pode ser executado lentamente, rápido e leve ou com força total. Todas as formas de treino são importantes e portanto não podem ser negligenciadas.

veja o exemplo:

Alguns exemplos de combos:

Podendo ou não adicionar um chute fraco no início do combo e/ou um forte no final

  • Jab – Direto – Jab – Direto
  • Jab – Direto – Gancho fraco
  • Jab – Direto – Gancho fraco no corpo – Gancho fraco na cabeça
  • Jab – Direto – Gancho fraco na cabeça – Gancho fraco no corpo
  • Jab – Direto – Gancho fraco – Direto
  • Jab – Cotovelada frontal – Gancho fraco
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Combos e Katas

  1. Igor, o Doutrinador disse:

    Gustavo,
    vc então acha que devemos, enquanto praticamos, nos deixar envolver por musicas como Gonna Fly Now, Hearts on Fire, No easy Way Out, War e Training Mountage?

    É sabido que essas músicas realmente tem um grande poder de motivação para quem pratica qualquer tipo de esporte… funcionam como mantras, possibilitando assim uma incrivel renovação de energia.

    Parabéns pelo Blog!

    Olhos de Tigre, Gustavo!
    Olhos de Tigre, Gustavo!

    Abraços tupiniquins,
    Igor, o Doutrinador

  2. Bia disse:

    Eu acho que deveria ser + divulcado esse site
    muito bom mesmo,na minha opinião.
    Bjusss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s