Joelhada

A joelhada é um golpe de curta distância ideal para quando estiver agarrado(em clinch) com o oponente. Muito poucas pessoas sabem aplicar a joelhada corretamente e como é um golpe fácil e estabelece a base para os outros golpes de perna, resolvemos elege-la como primeiro golpe.

Em primeiro lugar, se dá a joelhada com o joelho, não com a rótula, mas com a parte dura do fêmur perto da rótula. Idealmente o joelho deve estar inteiramente flexionado (no mínimo a 90º) no momento do impacto.

Para aplicar a joelhada com a perna forte você primeiro dá abre para fora com o pé fraco um ângulo de 45º. Este ângulo permite que você gire o corpo para fora sobre a perna fraca, possibilitando efiar o quadril no golpe e com isso aplicar mais força.

Recua-se a perna forte o máximo que puder para trás e então puxando o oponente com os braços aplica-se a joelhada.  Quanto maior for o caminho que o joelho fizer até o alvo, mais forte será o golpe. Enfiando primeiro o quadril. E em hipótese alguma fique na ponta do pé fraco, o pé fraco está sempre inteiramente apoiado no chão durante o golpe.

Esta é a joelhada ascendente que pode ser dade nos genitais, no abdômen ou na face. Existe também a joelhada circular.

Joelhada circular

É fundamentalmente o mesmo golpe, mas ao invés de dar o golpe de baixo para cima o golpe é dado na diagonal ou numa linha paralela ao chão. Normalmente este golpe visa as costelas e a parte externa das coxas.

Um ponto importante para este golpe é que o pé forte segue a mesma tragetória do joelho. Em outras palavras, pé e joelho estão alinhados no golpe. A importância disso é que assim a joelhada ganha peso.

Joelhada fraca

Para dar a joelhada fraca apenas troque a base e siga os passos anteriores.

Defesa contra joelhada

No clinch é importante defender-se de joelhadas, principalmente as que são dirigidas contra a face. A melhor forma de se proteger de joelhas é bloqueando enquanto o joelho está no início da tragetória e ainda não ganhou força. Isto faz-se simplesmente esticando os antebraços o mais longe possível para interceptar o joelho enquanto ainda não está acima da linha da cintura do oponente.

Lembre-se, grande parte dos outros golpes de perna utilizam o movimento de girar o pé fraco pra fora e levantar o joelho forte como base.

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