Palmada

Então finalmente está na hora de aprender o seu primeiro golpe. Golpes são técnicas de combate que visam atingir partes moles ou fágeis do corpo de seu oponente com partes mais rígidas e resistentes do seu corpo. Existe um grupo limitado de golpes, mas as suas combinações são virtualmente ilimitadas. É importante que saiba que a força do golpe não vem diretamente do músculo do membro que o aplica, mas sim de todo o corpo.Procure mover o corpo de forma a transferir o máximo de peso para o ponto de impacto e de forma a facilitar o movimento para ganhar velocidade.

Como a base de combate usa a perna forte atrás e a perna fraca a frente. E estas podem mudar entre canhotos e destros, quando referir-me a palmada fraca estou me referindo a dada com o lado da perna fraca ou que está a frente e palmada forte a que é dada com o braço que está no mesmo lado da perna de trás. E esta será a convenção para todos os golpes.

A palmada é um golpe que atinge o adversário com a parte inferior da palma da mão (o calcanhar da mão). Esta região é extremamente dura e resistente e permite golpear fortemente contra regiões como a testa do oponente sem causar estragos na própria mão. Ao contrário do que acontece com o soco em punho. E por esta razão o nosso estilo adota a palmada como o golpe básico.

A palmada pode ser dada de várias formas em diferentes pontos do corpo:

  • Direto contra o queixo: quando é desferida em linha reta em direção ao queixo os dedos devem estar apontados para cima.
  • Cruzada contra o queixo: quando é desferida em linha diagonal em relação o queixo, ou seja, que atinge a ponta do queixo por um lado e exerce força cruzando para o outro lado. Neste caso os dedos estão apontados para o lado oposto do braço que desfere a palmada (voltados para dentro).
  • Direta contra as costelas flutuantes: os dedos ficam apontados para fora.
  • Direta contra a bexiga ou bacia: dedos ficam apontados para baixo.

A palmada é a base para todos os golpes de mão lineares, ou seja, que são desferidos em linha reta.

Como disse anteriormente, o golpe é dado com o corpo inteiro. A massa do golpe é produzida pela perna de trás e é transferida para o golpe pelo movimento dos quadrís. Por isso, é importante saber como deve ser feito o movimento de pés e corpo para o golpe com a mão forte e com a mão fraca. Todos os outros golpes lineares seguem o mesmo trabalho de pernas que é descrito aqui.

Palmada fraca: A partir da postura de combate, faz-se a movimentação passo e deslise. A palmada é dada juntamente com o movimento de passo. O deslise acompanha o movimento de recuperação do braço pra guarda ou nem é dado, pois pode-se recuar a perna que avançou.

O movimento da perna é exatamente o mesmo que seria para começar a correr. Pés em linhas paralelas apontados para a frente. O impulso do corpo é dado com a panturrilha da perna de trás.

Durante a palmada o corpo gira para dentro e os quadrís permanecem encaixados e baixos.

Palmada forte: Se for dada como primeiro golpe é exatamente igual à palmada fraca. Contudo, ela pode ser dada como segundo golpe que acompanha a palmada fraca. Neste caso o golpe é dado um pouco depois do deslise da movimentação. Em outras palavras, dá-se o passo com a palmada fraca, dá-se o deslise recuando com a mão fraca para a guarda e assim que a perna forte estiver restaurar a postura de guarda, dá-se a palmada forte.

IMPORTANTE: no momento do impacto do golpe os pés tem que estar em contato com o chão.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s