Base e Movimentação

Quando tiver que lutar por sua vida, os movimentos não serão exatamente iguais aos treinados. Como disse, as lutas reais são demasiadamente rápidas e caóticas. Por isso é importante concentrar-se na forma correta de se movimentar, procure achar o ponto de equilíbrio estático na base. Ela tem que ser natural e requerer o mínimo de esforço possível para que numa situação real ela saia o mais naturalmente possível.

Posturas:
Posturas são disposições corporais a partir das quais pode-se aplicar técnicas. Cada postura foi idealizada para propiciar um efeito peculiar. É importante conhecê-las pois assim, pode-se saber qual é a melhor postura a se utilizar.  Irei apresenta-las aos poucos para facilitar a assimilação e o treino. Eis as duas posturas essenciais:

Repouso: é a posição normal quando se está em pé. Como é uma postura natural e a probabilidade de sermos atacados nesta postura é elevada, devemos aprender a usar as técnicas a partir desta postura.

Combate: esta é a postura ideal para confrontar o oponente. Para obter esta postura a partir da postura de repouso, afasta-se os pés na largura dos ombros, dá-se um passo a frente, mantendo o corpo voltado para as frente e os pés paralelos voltados para a frente, flexiona-se os joelhos apenas o suficiente para encaixar os quadrís e alinhar a coluna vertebral. É muito importante que os pés tenham os calcanhares ligeiramente levantados, sem contato com o chão. Os braços devem estar flexionados com os cotovelos protegendo as costelas e as mãos a frente e ao lado das face. A perna dominante ou mais forte fica atrás para dar maior potência aos golpes. O queixo fica abaixado para proteger contra golpes que possam causar K.O. um truque é treinar a postura segurando uma maçã no pescoço com o queixo. Esta postura permite o melhor equilíbrio entre defesa e ataque e é a eleita como postura de combate por todos os sistemas modernos de artes marciais mistas e estilos militares.

Movimentação:

A principal diferença entre um artista marcial experiente e um novato é ser capaz de administrar a distância. E isso é feito essencialmente com as técnicas de movimentação. Sabendo mover-se corretamente, você pode se esquivar dos golpes do oponente enquanto se aproxima dele e se posicionar a suas costas.

Num combate, deve-se sempre buscar a postura de dominância. Esta é a postura que te permite desferir golpes com maior facilidade e limita o seu oponente quanto a possibilidade de te atacar. Num combate em pé a postura de dominância é estar de frente para as costas do oponente.

Outro ponto importante ao se movimentar é sempre evitar a zona de força máxima dos golpes do oponente. A zona de força máxima é o terço final do movimento do golpe, antes desta zona o golpe ainda é fraco e depois desta zona o golpe parou. A estratégia fundamental é avançar para interceptar o golpe enquanto ele é fraco ou estar longe do golpe.

Existe a tendência natural de fugir do golpe recuando diretamente para trás. Jamais faça isso! As esquivas devem ser no pior dos casos na diagonal para trás, pois se for diretamente para trás o seu oponente pode continuar atacando, pois ele consegue avançar mais rápido do que você é capaz de recuar.

Passo e deslise: consiste em mover-se primeiro a perna que está mais próxima da direção que deseja ir. E seguir o movimento com a outra perna, deslisando-a no chão e até restaurar a postura original. Nesta movimentação as pernas nunca se cruzam, o que ajuda a manter o equilíbrio e a resistir melhor a técnicas de rasteiras e derrubamentos.

Contrapasso: consiste em um avanço primeiro com a perna de trás, cruzando pela frente ou por trás e depois seguindo com a perna da frente para restaurar a postura. Geralmente é utilizado para encurtar distância na luta com armas (bastões, facas, espadas) e para desferir chutes com a perna da frente. Deve-se ter cuidado ao usa-la, pois por breves instantes o seu equilíbrio fica muito frágil.

Pivot: é semelhante ao passo e deslize. Mas ao invés de simplesmente se mover em linha, gira-se para recuperar a postura mas desta vez com o corpo de frente para um outro ângulo. É a técnica que deve ser usada para acompanhar adversários que gostam de ficar girando ao seu redor e especialmente quando estiver lutando contra vários oponentes. Pode ser feito recuando em defesas e avançando em contra-ataques.

Triangulação:  é uma esquiva utilizada para contra-atacar. tem como objetivo por-se nas costas do oponente. Troca-se de base (perna que está a frente) recuando rapidamente a perna que está a frente para junto da perna de trás e dá-se um passo diagonal para frente e para fora com a perna que está atrás.

Princípio do Relógio

Um princípio que lhe ajudará a entender como se movimentar adequadamente e conquistar posturas de dominância é o princípio do relógio. Para entendê-lo, imagine-se de pé sobre o centro de um relógio.

Relógio

Relógio

Agora, imagine que o seu oponente está às 12 horas. Você pode se mover para qualquer uma das direções do relógio.

Triangular é ir para as direções 11 e 1 hora. E deve-se a todo o custo recuar diretamente para as 6 horas.

Sua posição de dominância é entre as 10 e 2 horas e sua posição de submissão é entre 5 e 7 horas. Desta forma, você quer estar com o oponente às suas 12 horas mas às 6 horas dele.

Sempre que recuar, prefira recuar diagonalmente como às 4 ou 8 horas, sempre fazendo pivot (girando o corpo) para manter o seu oponente nas suas 12 horas.

Exercícios:

Um exercício útil para treinar a movimentação é mover-se nas oito direções cardinais expressas no relógio acima.

Outro é por-se na base de combate de frente ao seu parceiro de treino e cada um usando uma fita presa ao cinto. O objetivo é tirar a fita do cinto do outro sem perder a sua. Não pode usar os braços pra proteger apenas a movimentação, tem que ser rápido para aproximar e recuar.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s