Métodos de treino marcial

Antes de saber as técnicas fundamentais, é importante que saiba a variedade de treinos que pode fazer com elas. Este artigo destina-se a ensinar-lhe algumas formas de treinar para enfrentar pelo menos um adversário. E lhe dar reflexos, agilidade, força e velocidade.

Formas de treino:

Existem várias formas de melhorar a sua competência como lutador. O que descreverei abaixo serão alguns dos métodos de treinamento mais utilizados. Cada um tem uma utilidade particular.

Forma: é a primeira etapa ao aprender uma nova técnica. Os golpes são executados contra o ar de forma lenta em controlada. A principal preocupação é o ponto de equilíbrio do corpo, a distribuição de peso e força. Ajuda ter um espelho de corpo inteiro ou ajudante para lhe corrigir imperfeições. Outra dica importante é dividir movimentos complexos em pequenas partes e executar-lhes passo a passo contando.

Combos: combos são sequências de golpes. Os combos servem para exercitar fluidez entre movimentos. Assim como a forma, os combos, são executados contra o ar. Para treinar combos, primeiro cria-se uma sequência de 1,2,3 e 4 golpes (para começar, pode-se aumentar até 9, mas numa luta real raramente acerta-se mais que 4 consecutivamente), depois começa-se a praticar a sequência primeiro lento, e então aumentando a velocidade gradativamente. Preste atenção à respiração.

Sombra: fazer sombra significa lutar contra um oponente imaginário. A importância deste treino é flexibilidade, fluidez e movimentação. Procure imaginar o que faria um oponente formidável e lute contra ele. O que ele faria? Como se defenderia? Como te atacaria? Como seria possível forçar-lhe a abrir a guarda?

Saco de areia e makiwara: este tipo de treino é indispensável. Ele consiste em oferecer uma resistência aos golpes para que seu corpo se adapte a atingir objetos sólidos com força sem se machucar. Forma, combos e sombras podem ser executados contra o saco. Já ao makiwara é para treinos mais avançados de quebramento e a famosa palma de ferro.

Foco: consiste em atingir pequenos objetos. Portanto é um treino principalmente de precisão. Pode ser feito tentando atingir bolas amarradas ao linhas no teto ou a um elástico ligando o teto ao chão com uma bola no meio, ou ainda tentando acertar as palmas de um parceiro. Importante treinar combos, pois é neles que ao precisão irá fazer mais falta.

Combo com parceiro: é uma sequência ensaiada de golpes geralmente de ataque e contra-ataque. Um é o atacante em o outro contra-ataca com um combo. Nos níveis iniciais, o atacante desfere apenas um golpe e deixa a guarda aberta. Gradativamente o atacante irá fechar a guarda, dar mais ataques e até contra-contra-atacar. É importante treinar fluidez de movimento, velocidade e tempo de reação. O objetivo principal é aprender a reconhecer os sinais mínimos dos movimentos do oponente, treinar um contra-ataque que saia por reflexo e claro, ganhar percepção de distância.

Sombra com parceiro: mesmo que sombra. Mas agora com um sujeito real. Sem golpes com força, movimentos fluidos e leves. O principal objetivo é flexibilidade, reflexos e administração da distância. Procure se adaptar aos movimentos do adversário e criar contra-ataques. Reconheça quando o adversário conseguir abrir a sua guarda ou quando ele podia ter te atingido. Este tipo de treino permite fazer correções importantes.

Luta: contato total com protetores. É a melhor forma de se preparar para a luta é lutando.

Lembre-se de treinar todas as técnicas com ambos os lados, sempre em função da base.

Como pode ver, é possível desenvolver-se sem mestre. Mas requer um parceiro de treino. Desferir golpes contra o ar só lhe tornará bom em dar golpes. Lutar é muito mais que isso.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Métodos de treino marcial

  1. Dash'K disse:

    Quanta sabedoria…
    Qual estilo de Ninjutsu você pratica?

  2. ninjaatwork disse:

    Já pratiquei o suposto “Koga-ryu” ensinado pelo Koga-kai, mas passei pra Bujinkan e atualmente pratico Koka-ryu e Iga-ryu. Mas antes que queira entrar no mérito sobre se isso é ninjutsu ou não, leia a introdução do Blog.

    Valeu, e obrigado pelo comentário😀

  3. Dash'K disse:

    Não vou perder meu tempo entrando em mérito a respeito de nada.

    Como se ninjutsu pudesse ser aprendido em um blog.

    Sobre koga ryu…

    Não existe, pelo menos não no Brasil um lugar sério. Todos Koga Ryu aqui do Brasil são pessoas formadas por livrinhos. Iga Ryu você pratica tambpem? Então você é mais foda que o próprio Hatsumi Maasaki. Você sabe né? Bujinkan é a união de nove escolas de IGA. Mas Iga Ryu? seria o quê? estilo de uma cidade????

  4. Dash'K disse:

    Koga Ryu da Koga Kai realmente tenho que concordar com você! É o pior de todos…

  5. ninjaatwork disse:

    Claro que sei quem é Maasaki Hatsumi e quem foi Takamatsu O-sensei tbm. E a Bujinkan é união de 9 escolas, mas apenas 3 de ninpo da província de IGA. Os demais estilos foram aprendidos por Takamatsu em suas viagens, uma vez que o próprio Takamatsu, mas isso é outra conversa.

    Sim, Koka Ryu e Iga Ryu são estilos históricos preservados pelo “Ninja Museum of IGA”. E o objetivo deste Blog não é ensinar Ninjutsu tradicional, mas sim passar um monte de dicas pra criar um ninjutsu para cinema.

    O objetivo não é ser sério, é só ser divertido. Agora se quiser saber mais sobre Koka ryu e Iga Ryu, pode ir ao site do “ninja museum” e pedir informações😀

  6. Dash'K disse:

    Eu sei o bastante,o suficiente para ver que blogs como esse desmerecem a arte, uma vez que posta “técnicas” pqp!
    Naruteiros vão achar que podem usar isso aqui como base.

  7. ninjaatwork disse:

    Com todo o respeito, não tou desmerecendo a arte de ninguém, não tou falando de ninjutsu tradicional e o Blog tem o compromisso de ser divertido. Se você não tem o mesmo espírito, é só parar de ler e não recomendar o blog a seus amigos.

    Naruteiros podem usar o que tá escrito aqui, aliás, qualquer um pode usar, por sua própria conta e risco. Este blog não é diferente de qualquer livrinho sobre Kung-fu que é vendido nas bancas de jornal ou na amazon.com. A diferença é que eu não finjo ensinar ninjutsu tradicional. Tudo que tá aqui é uma CRIAÇÃO!

    E sobre não poder aprender pela net, acho que você tem que rever seus conceitos, estamos no século XXI e Educação a distância já é uma realidade. Sem falar que há provas por aí que muita gente É SIM capaz de aprender pela net, exemplo disso é a comunidade de Parkour. Parkour é prioritariamente ensinado pela internet e só quando um desses que aprendem pela net se torna bom é que começa a ensinar os outros na sua localidade.

    Enfim, se não gosta, você é livre para sair ou para ficar chateando todo mundo😀 a escolha é sua.

  8. Guilherme disse:

    se sabe o bastante o que esta fazendo aqui?

  9. anderson disse:

    E depois Q A GENTE SE TORNA UM NINJA?O QUE ACONTECE?

  10. ninjaatwork disse:

    Depois que vc se tornar um ninja, bem, aí é por sua conta. Pode fazer shows, eventos, atuação de cinema, dublê, trabalhar como guarda costa, segurança, investigador privado, etc. Seja criativo.

  11. leonardo yuri disse:

    pra mim foi muito bom ter aprendido esses golpes e vou por-os em pratica todos os dias!!!

  12. leonardo yuri disse:

    quero aprender ninjutso e taijutso como faço para aprender?

  13. Augusto disse:

    oi eu quero abrender luta certo

  14. david disse:

    AGORA SOU UM NINJA

  15. Kaio disse:

    Existem uma escola de Koga no Brasil, que é a Koga Ha Kurokawa-ryu é só dar uma pesquisadinha na internet que você pode encontrar dezenas de sites,e a propria familia Kurokawa ainda da aula desta escola. Procure por Kurokawa Arashi .

  16. Honshu disse:

    KKKkk Vc e muinto bom no que faz

    Mais que pena queria saber onde vc mora.
    Queria Lutar Com vc Ver Quem e Mais Forte

    Por entanto Ate hoje que entrei na вяσтнєянσσ∂ Que estou Ja Lutei Mais de 100 Veses Com Diversos Adiversarios E nunca Perdi uma luta

    Nunca Achei alguem ao meu nivel e parece que vc esta nele..

  17. Shidoshi André disse:

    Você é um fanfarrão. E não existe ninjutsu no Brasil, somente escolas de taijutsu. Quero ver alguém ai dizer que teve aula da bajutsu.

  18. Renato da Costa Gandor disse:

    Muito bom,perfeito pra mim que quero voltar a forma fisica apos ter ficado muito tempo sem treinar forte apenas de vez em quando.Tenho facilidade de ganhar preparo fisico porque sepre treinei artes marciais e ja estou com 51 anos mas me sinto muito mais jovem, estes exercicios me ajudarao muito porque estou treinando sozinho
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s