Como medir o progresso

No ultimo post eu terminei dizendo que peso é irrelevante para medir o progresso. Mas isso cria a pergunta: Então como medir o meu progresso se não posso contar com o peso?

Antes, deixe-me explicar porque o peso é inútil como medida. Eis as razões:

  1. Quando perdemos peso, não perdemos peso de forma linear, ou seja, hoje 70kg, amanhã 69Kg e depois 68. Na verdade o que acontece é que nosso peso fica subindo e descendo em função da água, sal e açúcar que ingerimos, mesmo quando perdemos grande quantidade de gordura.
  2. A densidade da gordura é de 0.9g/ml e a da massa muscular é de 1.06g/ml. Quando aumentamos a massa muscular por causa dos exercícios qualquer pequeno ganho causa um aumento de peso maior do que a perca do mesmo volume em gordura. Por isso, muitas vezes malhamos por meses a fio e o peso não muda.
  3. Por fim, peso é inútil porque ninguém sabe o seu peso. Ele não interessa para nada em sua vida a não ser para entrar no elevador, portanto, esqueça o peso.

Que medidas são melhores? A mais fiel é usando um adipômetro. Esse aparelhinho mede a espessura de uma dobra da sua pele. Não interessa os calculos. Se você tiver um adipômetro, pode calcular quantos milímetros de gordura tem numa dobra da sua pele (digamos da barriga) e comparar de semana em semana. É importante que anote e faça a medida sempre no mesmo lugar.

Outra forma de medir é através de uma balança de bioimpedância. Ela mede o percentual de gordura no corpo através de uma estimativa da resistência elétrica do seu corpo. Quanto mais gordura, menor é a resistência elétrica. Por isso, se tiver uma dessas balanças, sempre pese-se descalço e seco (não suado e nem depois de sair do banho) pois estar molhado altera o resultado.

A solução mais barata é a fita métrica. O que importa é principalmente a altura, a cintura e os quadrís. A cintura é o espaço sem ossos da barriga entre as costelas e o topo da bacia. Os quadrís são a parte mais protuberante da bunda. Para os homens a cintura tem que ser metade da altura (considerado boa forma) e o resultado da expressão cintura/quadril deve ser aproximadamente 0.9 para ser ideal e não superior a 1. Para as mulheres a mesma expressão deve ser 0.7 idealmente. Ah, claro! com a barriga relaxada! contraír a barriga é trapaça.

Você pode usar a fita métrica para medir biceps, pescoço, ombros, tórax, coxas e panturrilhas também. Contudo, lembre-se de que aumentar a gordura também pode aumentar o tamanho do biceps do mesmo modo que o aumento de músculos.

Por fim, você pode tirar fotos do seu corpo de semana em semana. Geralmente é o melhor juiz e pode complementar as medidas da fita métrica.

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