Perseverança, Disciplina e Determinação

Não importa o quão forte, ágil ou talentoso você seja, sempre poderá ser superado por alguém que foi suficientemente disciplinado para desenvolver-se além e determinado o bastante para só parar quando alcançar o objetivo. Disciplina é a virtude que gera a maestria e Determinação a virtude que conquista resultados.

Então como ser disciplinado e determinado?

O primeiro passo é ser capaz de saber o que se quer. Cuidado! Aquilo que você quer é diferente daquilo que não quer. É importante que saiba aquilo que gosta de fazer, gostaria de obter, conquistar ou alcançar. É importante que seja capaz de dizer aquilo que quer e visualizar de forma tão clara quanto é capaz de ver estas letras. E se esta imagem mental daquilo que você quer lhe trás bons sentimentos, ou um sentimento de ansiedade, saiba que está num bom caminho.

O segundo passo é ser capaz de focar uma coisa de cada vez e esquecer de todo o resto. Muitas pessoas que sabem o que querem falham neste ponto pois tentam fazer tudo ao mesmo tempo, e acabam por não fazer nada.

A melhor forma de desenvolver esta capacidade é criando uma lista de a fazeres diários organizada por ordem de importância e fazer uma tarefa de cada vez e só passar para a tarefa seguinte quando a anterior estiver concluída. As vantagens deste sistema são:

  1. Como você ordenou por importância, está sempre fazendo o que é mais importante primeiro então fica mais fácil de abrir mão do resto
  2. Com tarefas diárias fica fácil criar um bom hábito de organização que ajuda a atingir resultados.
  3. Marcar as tarefas concluídas traz uma satisfação pessoal, uma sensação de realização que lhe motiva a alcançar objetivos cada vez maiores.

O terceiro e último passo é ser capaz de reconhecer o próprio exito e ficar feliz por isso. Lembre-se que conquistar um objetivo longínquo e grandioso é na verdade alcançar um-a-um vários objetivos pequenos no caminho. Se você só vai se sentir progredindo quando atingir a sua faixa preta, sinto muito, você vai falhar. É crucial que você a cada dia de seu treino, a cada pequena tarefa seja capaz de perceber seu progresso, ser capaz hoje de se comparar consigomesmo ontém e dizer “hoje estou um pouco melhor! Sinto-me ótimo!”. Para obter este senso de auto-realização é muito símples, basta seguir os seguintes passos:

  1. Monitore seu progresso, anote quantos minutos de exercício faz por dia, quantas tarefas consegue cumprir, com quantas pessoas consegue conversar ou quantos livros consegue vender (caso você seja um vendedor de livros); o importante é ter um registro mensurável do seu desempenho
  2. Faça gráficos para poder visualizar o seu progresso
  3. Tente sempre superar a marca anterior
  4. Toda a vez que superar, se recompense, faça algo que gosta, dê-se o direito de fazer uma estravagância, etc.

Estes três passos símples são aplicaveis a todas as áreas da vida. Mas especialmente ao fundamento do treinamento ninja que é o Treinamento físico e Educação Alimentar.

Uma última dica é Jamais em hipótese alguma se comparar às outras pessoas. Você tem uma história única e só é o que é graças a ela. É muito melhor você aceitar quem você é e ficar feliz a cada dia por ter superado-se um pouco do que viver infeliz tentando superar alguém que é extremamente competente, mas que teve facilidades e ajudas que você não teve. Quem se compara aos outros neste sentido, tende a desistir das coisas muito rapidamente. Este não é o caminho.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Perseverança, Disciplina e Determinação

  1. licia maria mendonça silva disse:

    estou desempregada desde quando tive a 1° crise de depressão, depois tive transtorno bipolar do humor e por pessimismo penso que não vou me adaptar ao emprego por não conseguir me relacionar com as pessoas pois sou muito tímida. Procuro uma atividade ou trabalho onde posso vencer esse medo tão irracional e que me prejudica muito
    Conto com a compreenssão e atenção, espero pela resposta
    obrigada

    • ninjaatwork disse:

      Bom, depressão pode ser causada por muitas coisas diferentes. Você pode ter desde uma desfunção orgânica que se manifesta como um sentimento de depressão ou pode ser por causas psicológicas e crenças que tem introjetadas em si.
      No primeiro caso, o medicamento deve ser de grande ajuda. Por isso, procure um psiquiatra para um diagnóstico adequado.
      No segundo caso é preciso rever a opinião que você tem sobre si mesma, sobre o mundo e as pessoas e especialmente do futuro. Pessoas que são tímidas geralmente o são pq acreditam que não serão aceitas, esquecem-se de que tem amigos e familiares que gostam de sua presença. Não temos que ser aceitos por todo mundo (ninguém é), as amizades vão acontecendo pq temos empatia e afinidade com as pessoas, procure frequentar lugares que gosta e fazer coisas que gosta de fazer ou se sente a vontade fazendo, assim você naturalmente irá encontrar com pessoas que tem interesses similares e poderá fazer novas amizades, sem qualquer pressão.
      Sei que você provavelmente pensa que a vida está muito difícil. Mas lembre-se, não é o tamanho do problema que determina a dificuldade, mas sim o NOSSO tamanho DIANTE do problema. Um cataclisma nuclear realmente é um problema sério, mas quem tem um abrigo nuclear no porão certamente está mais tranquilo. Da mesma forma, se não temos emprego temos que procurar estratégias para nos tornarmos mais empregáveis, talvez procurar treinamento em outra área, talvez fazer mais contatos, mais curriculuns, talvez simplesmente dizer a familiares que está procurando emprego e ver se alguém ajuda. Enfim, sempre existem estratégias alternativas que podemos tomar, o importante é FOCAR NA SOLUÇÃO!
      Pense nos problemas como oportunidades para melhorar algo em sua vida que falta. A final, se você fosse boa naquilo não teria problemas, certo? O problema é uma forma gentil que a vida tem de nos dizer que podemos melhorar algo em nossas vidas.
      Agora quanto ao futuro, é importante imaginar que as coisas podem dar certo. OK! eu sei, parece absurdo e idiota. Mas também é absurdo e idiota achar que as coisas só podem dar errado! Em qualquer coisa em nossas vidas começamos com 50% de probabilidade para dar certo e para dar errado. Essa probabilidade muda para um lado ou para outro dependendo única e exclusivamente de nós, de nosso empenho, competência e perseverança. Agora pense, alguém que ache que a coisa vai dar errada desde o início vai se esforçar? Vai tentar aprender algo novo para fazer aquilo melhor? vai perseverar diante das dificuldades para chegar até o fim? NÃO!!!! A razão pela qual vc deve desenvolver um certo otimismo e esperança (mesmo que pareça irreal no início) é para desenvolver em vc a ATITUDE de se esforçar, melhorar e perseverar até o fim! Com esta atitude você vai ter mais sucesso em sua vida.

      Vou terminar essa mensagem dizendo algumas coisas:
      Você sente falta de confiança.
      Mas lembre-se que confiança é baseada numa história de sucesso, as pessoas confiantes são pessoas que lembram dos momentos passados que estiveram em dificuldade e de quão bem se sairam. Por isso é importante lembrar-se das coisas boas que você foi capaz de gerar.
      Tudo bem se vc não tem sucesso anteriores muito significativos, algumas pessoas tiveram muito azar na vida. Mas vc sempre pode mudar a sua vida de agora em diante e decidir construir uma história de sucessos. Conforme for desenvolvendo a atitude de melhorar-se e perseverar vai ver que as coisas vão começar a dar certo e você vai começar a sentir-se mais confiante com o mundo, consigo e com os outros.
      Sucesso é baseado em habilidade e perseverança. E ambas, só existe um jeito de desenvovler, Praticando TODOS OS DIAS DE SUA VIDA.

      Um amigo meu diz que é fácil ser triste, a gente já nasce chorando. Sorrir sim é que requer prática! Por isso, sorria sem vontade de sorrir. Persevere mesmo achando que vai dar tudo errado, procure soluções onde vc só vê problemas, mesmo que pareça absurdo. No início é estranho como dirigir o carro ou andar de bicicleta pela primeira vez, é complicado, vc se sente pouco a vontade. Mas conforme for praticando isto vai sendo incorporado a sua personalidade e você vai mudar e nem vai perceber que mudou.

      Desejo-te melhoras

  2. Johnny disse:

    Otimo texto, vou procurar seguir os seus conselhos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s